ENFERMAGEM DO TRABALHO

I - JUSTIFICATIVA E OBJETIVO DO CURSO

O processo ensino-aprendizagem desenvolvido pelo Colégio e Escola Técnica Faar se dá em nível crescente de complexidade, possibilitando a construção do conhecimento, tendo como princípio norteador o desenvolvimento de competências e habilidades do aluno. Através da adoção do pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, busca-se conjugar questões técnicas com uma formação crítica e humanística, numa perspectiva de romper com padrões mecanicistas, possibilitando ao aluno uma melhor compreensão da sociedade e de suas diversidades.

Recentemente, Ariquemes foi destaque em reportagem na revista  Pequenas Empresas & Grandes Negócios apontada entre as 25 melhores cidades do Brasil para se empreender e apontada por ser o primeiro município do interior com a maior arrecadação estadual.

A procura por cursos profissionalizantes no ensino médio cresceu 86% em dez anos e fechou 2010 com mais de 1 milhão de estudantes nas redes federal, estaduais, municipais e particular, revela reportagem do jornal Valor Econômico.

Em um cenário econômico com tendência a um aumento da oferta de empregos em todos os níveis, é natural a formação de um mercado interno forte e que demande serviços mais diversificados. Como reflexo direto da formação deste mercado interno, será conseqüência à diversificação da natureza de atividades profissionais. É dizer, quanto maior o incremento da atividade econômica, maior serão as diversidade e complexidade de profissões exercidas, resultando, portanto, na demanda por profissionais dos mais variados graus de qualificação, seja na formação fundamental, média, técnica ou de nível superior.

O mercado de trabalho tem exigido dos profissionais em Enfermagem do Trabalho uma alta qualificação e, especialmente, capazes de se manterem atentos às exigências emergentes, atuando no sentido de acompanhar as transformações, muitas vezes, imprevisíveis. Nesse contexto, é imprescindível que o Especialista em Enfermagem do Trabalho seja um conhecedor e um aplicador de medidas eficazes que evite a abstinência e a diminuição da produtividade do trabalhador. Desse modo, o curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho oferecido pelo Colégio e Escola Técnica Faar  visa atender técnicos em Enfermagem, possibilitando uma formação mais adequada capaz de torná-lo um profissional diferenciado no mercado de trabalho e capaz de utilizar medidas eficazes para promover a saúde e a manutenção da integridade do trabalhador ao ambiente de trabalho.

O Especialista Técnico em Enfermagem do Trabalho é o profissional com formação Técnica em Enfermagem que atuará, por força de lei, em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais, como integrante dos serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho, co-participando com o enfermeiro no planejamento, programação, orientação e execução das atividades de enfermagem do trabalho, nos três níveis de prevenção, integrando a equipe de saúde do trabalhador. 

Com a criação deste curso, o Colégio e Escola Técnica Faar visa:

  • qualificar pessoas na área de especialização em enfermagem do trabalho;
  • preparar o aluno para que tenha a autonomia na aquisição de novos conhecimentos específicos na área de enfermagem do trabalho;
  • possibilitar o desenvolvimento do município e garantir ao cidadão o direito ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social

 

PRINCÍPIOS

Foram destacadas três vertentes que atuam como norteadoras do curso, discriminadas a seguir:

  • as competências gerais dos profissionais da área de Saúde e Ambiente.
  • as competências e habilidades especificas da Especialização Profissional Técnica em Enfermagem do Trabalho;
  • possibilitar o desenvolvimento do município e garantir ao cidadão o direito ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social

 

Ao oferecer este curso, o Colégio e Escola Técnica Faar atenderá aos princípios enunciados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico:

  • Independência e articulação com o ensino médio.
  • Respeito aos valores éticos.
  • Desenvolvimento de competências para a laboralidade.
  • Flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização no currículo.
  • Identidade dos perfis profissionais de conclusão de cursos.
  • Atualização permanente dos cursos, currículos e perfis de conclusão.
  • Autonomia em seu projeto pedagógico.  

 

OBJETIVO GERAL DO CURSO

O Curso de Especialização Profissional Técnica em Enfermagem do Trabalho é oferecido aos alunos que tenham concluído o curso Técnicoem Enfermagem. Permitiráao formado executar as atividades de co-participação com o enfermeiro:

  • no planejamento, programação, orientação e execução das atividades de enfermagem do trabalho, nos três níveis de prevenção.
  • No desenvolvimento e execução de programas de avaliação da saúde dos trabalhadores.
  • Na elaboração e execução de programas de controle das doenças transmissíveis, não-transmissíveis e da vigilância epidemiológica dos trabalhadores.
  • Na execução dos programas de higiene, segurança do trabalho, de prevenção de acidentes e de doenças profissionais.
  • Executar todas as atividades de enfermagem do trabalho, exceto as privativas do enfermeiro.
  • Integrar a equipe de saúde do trabalhador.
  • Conhecer técnicas de mobilização de grupos em situações de urgência/emergência.

 

II – REQUISITOS PARA ACESSO AO CURSO

No que se refere aos requisitos de acesso, poderão ser admitidos, no curso, alunos que:

  • Que tenham concluído o curso Técnico em Enfermagem.

Por ocasião da matrícula o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

  • O Certificado  e Histórico de Conclusão do Ensino Médio ou correspondente

 ( autenticado)

  • Certificado e Histórico de Conclusão de Curso Técnico em Enfermagem

( autenticado)

  • Certidão de Nascimento ou casamento (cópia)
  • Cópia do RG
  • Cópia do título de eleitor
  • Ter 18 anos
  • Duas fotos 3X4 recentes.

 

III – PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

Para atender às necessidades inerentes à sua função, o Especialista Profissional Técnico em Enfermagem do Trabalho participará com o Enfermeiro na elaboração de projetos e aplicar análises de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, incluindo estratégias de controle e sugerindo mudanças necessárias para identificar riscos que possa resultar em doenças ocupacionais além de auxiliar a elaboração e execução de projetos para investigação sobre saúde do trabalhador, para promover a educação na prevenção de acidentes, de doenças ocupacionais e de treinamento relacionado à prevenção da saúde do trabalhador.

O Especialista Profissional Técnico em Enfermagem do Trabalho dominará o contexto legal da sua prática profissional, informando e orientando pessoas sobre os riscos de doenças ocupacionais e profissionais existentes e apresentando meios, técnicas e treinamentos adequados à prevenção e controle.

Como integrante da instituição desenvolverá suas atividades profissionais participando no desenvolvimento de programas voltados para grupos de risco (hipertensos, alcoólatras, obesos, diabéticos, etc) e em trabalho familiar de forma integrada e ética, em equipes multidisciplinares de saúde e segurança do trabalho e com demais profissionais envolvidos nos ambientes da empresa/instituição.

O Especialista Profissional Técnico em Enfermagem do Trabalho deverá apresentar bom relacionamento interpessoal, responsabilidade, iniciativa, senso de observação acurado, capacidade de autogestão e autocontrole.

A sua prática profissional estará pautada na observação dos princípios éticos e legais da profissão, no respeito ao cliente, à equipe multidisciplinar, nas normas de biossegurança e segurança no trabalho. 

O Especialista Técnico em Enfermagem do Trabalho é o responsável por proporcionar meios para que se aprofundem os conhecimentos e desenvolvam habilidades valorizando a Saúde e o Trabalho no compromisso político-social com a qualidade de vida do trabalhador. Estimular atitudes profissionais adequadas a uma atenção específica de Enfermagem em relação à Saúde do Trabalhador, privilegiando as ações preventivas integradas às da equipe multidisciplinar, com ajuizamento, autonomia, planejamento, organização, direção e controle da assistência e participação no ensino, pesquisa e trabalho nesta área.

O aluno egresso do curso de Especialização Profissional Técnica em Enfermagem do Trabalho de Nível Médio terá as seguintes competências e habilidades:

  • atua em instituições de saúde, bem como em domicílio, empresas, associações, escolas, creches e outros.
  • Identifica os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença.
  • Identifica a estrutura e organização do sistema de saúde vigente.
  • Identifica funções e responsabilidade dos membros da equipe de trabalho.
  • Planeja e organiza o trabalho na perspectiva do atendimento integral e de qualidade.
  • Identifica e constitui a equipe de trabalho, executando atividades de enfermagem supervisionadas, de proteção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde.
  • Atua como agente educativo, informando e orientando a comunidade sobre hábitos e medidas geradoras de melhores condições de vida, adquirindo autonomia na manutenção da sua própria saúde.
  • Promove a saúde individual e coletiva, com vistas a traçar o perfil epidemiológico da comunidade, detectando e acompanhando os riscos de alteração em busca de soluções locais, regionais e/ou centrais.
  • Atua como membro da equipe interdisciplinar no planejamento e execução das ações de saúde, junto à comunidade, reconhecendo a sua responsabilidade como cidadão e profissional, considerando a integridade do ser humano.
  • Organiza o processo de trabalho em enfermagem para assegurar a qualidade do serviço prestado à saúde individual e coletiva, embasada em uma postura ética profissional reconhecida legitimamente.
  • Avalia riscos de iatrogenias, ao executar procedimentos técnicos.
  • Identifica e executa rotinas, protocolos de trabalho, avalia instalações e equipamentos, zelando pelos mesmos.

IV - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O currículo do curso de Especialização Profissional Técnica em Enfermagem do Trabalho do Colégio e Escola Técnica Faar está estruturado em 05 (cinco) Submódulos, organizado em  01 (um) Módulos com  competências, habilidades e bases tecnológicas, cuja carga horária total é de 320 horas, além da carga horária de estágio, 80 horas, que poderá ser cumprida a qualquer momento do curso.

                ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA DE NIVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

                MATRIZ CURRICULAR          

 

MÓDULO ÚNICO

ENFERMAGEM DO TRABALHO

Enfermagem do Trabalho

80hs

Legislação

40hs

Segurança e Higiene do Trabalho

80hs

Doenças Ocupacionais

40hs

Fisiologia do Trabalho

60hs

Carga Horária do Módulo

300hs

Estágio Supervisionado

80hs

 

Carga Horária Total

380hs

 

Faça sua pré-matricula aqui

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|b04 bsd|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|c10 fwB|news login normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10